sexta-feira, 4 de maio de 2012

AULAS DE CANTO,A QUALIDADE DA VOZ.

A QUALIDADE DA VOZ
A voz a serviço da música, utiliza o sopro e possibilita modular, enriquecer e sustentar as sonoridades vocais e torná-las mais expressivas.
Nenhum instrumento é comparável a ela, sendo a única a ter o privilégio de poder unir o texto à melodia. Mas, só emociona dependendo da sensibilidade e da musicalidade do intérprete que, além das notas e palavras, necessita conceber em suas interpretações a melhor forma de sentir e expressar e que não está escrito.
Para o cantor , a voz passa a desempenhar o papel de intrumento musical onde ele desenvolve a atividade artística e intelectual a qual a inteligência participa, mas a primazia é dada à expressão e à emoção. A voz é, para quem canta, o seu Eu interior que de forma vibrante, libera pensamentos e sentimentos.
É também verdade que o cantor expressará de modos diferentes esse canto interiorizado e sentido segundo sua concepção da obra a ser interpretada e das infinitas nuances da sua voz. Seu poder expressivo refletirá tanto seu temperamento como sua personalidade . A voz e a personalidade estão estreitamente relacionadas e são inseparáveis já que traduzem o ser humano na sua totalidade.
Entre o corpo e a voz existe uma íntima relação. É com eles que o cantor exterioriza sua afetividade e desempenha o papel intermediário entre o público e a obra musical. Mas, para isso é ´preciso que ele possua uma técnica precisa e impecável a fim de poder dominar as inúmeras dificuldades que vai encontrar.


2-A altura da voz



Para mudar a altura da voz, é preciso mudar a pressão expiatória. Isto é, modular o grau de tonicidade da musculatura abdominal, assim como o volume das cavidades supra-laringeas que modificarão a posição da laringe, o fechamento glótico, a freqüência das vibrações das cordas vocais e o deslocamento da sensação vibratória. A Altura da voz poderá ser grave ou aguda e irá variar diretamente de acordo com a espessura e o comprimento da corda vocal e o volume das cavidades de resonância.

A forma e o volume das cavidades de ressonância são variáveis de uma pessoa para outra.
Vou fazer uma analogia para que você entenda melhor como essas variáveis podem influenciar na altura da voz de uma pessoa.
Vejamos um exemplo para que você faça uma analogia e possa compreender melhor: um violão com uma caixa acústica grande e larga terá um som mais grave(altura menor) e mais profundo do que um outro violão com o mesmo tamanho de braço e com o mesmo comprimento das cordas mas com uma caixa acústica menor e principalmente mais estreita ... ele terá um som mais estridente e mais agudo(altura maior).

O som que é produzido quando cantamos ou falamos se utiliza do nosso corpo como se fosse uma caixa acústica. QUANTO MAIOR FOR a estrutura óssea, o tanhanho da caixa toráxica, o tamanho e forma da cabeça, o tamanho e a estrutura da faringe, o tamanho da boca, mais graves poderemos produzir.

2.º - O comprimento e a espessura das cordas vocais . A espessura das cordas vocais. Bem, usando a mesma analogia do violão eu explicarei a você: O violão tem seis cordas do mesmo tamanho, a corda mais grossa é a 6º corda (dá um som mais grave) que é a corda de mi e que muitos chamam também de mi bordão. Bem, quando ela é tocada produz a nota de mi mais grave(com menor altura) que o violão pode produzir. Agora, a corda mais fina do violão é a 1º corda, que é de mi também, só que é finíssima e conhecida também com o nome de mi prima e quando ( a mi prima) tocada produz uma nota bem mais aguda(com maior altura) ... duas oitavas acima da 6º corda que é grossa. O comprimento .... O violão tem seis cordas do mesmo tamanho e tem 19 casas ... que subdivide o braço do violão para variar o tamanho das cordas ... de forma que, quando apertamos a corda em cada casa produzimos uma nota diferente porque também variamos o comprimento desta corda que pressionamos. Quanto maior o comprimento da corda, mais grave será a nota que iremos escutaremos e quanto menor o comprimento mais agudo será a nota produzida. Bem, da mesma forma acontece conosco. De uma forma geral quanto maior for o comprimento da corda vocal mais grave ela irá produzir e quanto menor for mais agudos poderá alcançar.
Vejamos o Exemplo: Um violino com cordas mais finas e de comprimento menor que de um Violoncello produz notas agudas e o Violoncelo com cordas mais grossas e mais compridas produz sons mais graves. (nota : O violoncelo , também conhecido como cello e é da familia do violino )
FIQUE SEMPRE  LIGADO EM NOSSO BLOG BREVE MAIS DICAS .

Nenhum comentário:

Postar um comentário