Ela
é o par da homogeneidade. Trata-se da pressão e da tonicidade bem
distribuidas que irão determinar uma coaptação adequada das cordas
vocais.
Assim como uma acomodação das cavidades de ressonância. A afinação é regulada por movimentos extremamente delicados.
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Pelo domínio de um conjunto de sensações as quais é preciso ficar muito atento associado ao controle auditivo vigilante. Alguns cantores cantam "baixo” porque eles não sustentam o sopro devido a uma hipotonia muscular.
outros cantam muito alto , eles " empurram ", seja por excesso de pressão ou porque o sopro se gasta rápido demaiso O som em geral localizado muito "em cima" é errado e desafina
2-O Vibrato __
.._ Ele
tem um efeito estético evidente e um papel primordial porque ele dá a
voz sua riqueza expressiva, sua leveza e seu poder emocional. Ele se
caracteriza por modulações de frequência, (na razão de cinco a sete
vibrações por segundo), acompanhadas de vibrações sincrônicas da
intensidade de dois a três decibéis e da altura ¼ de tom e ½ tom que tem
uma influência sobre o timbre. Estas flutuações são criadas pelo cantor
e tem uma ação musical importante.
O vibrato só se adquire a medida que o cantor domina sua técnica e realiza da melhor maneira possível a junção faringo-laringea: seu mecanismo fisiológico corresponde a finas tremulações do conjunto da musculatura respiratória e laríngea.
Sem vibrato a voz é achatada, inexpressiva e sem calor humano. O Vibrato não existe nas crianças nem nas vozes incultas.
O vibrato só se adquire a medida que o cantor domina sua técnica e realiza da melhor maneira possível a junção faringo-laringea: seu mecanismo fisiológico corresponde a finas tremulações do conjunto da musculatura respiratória e laríngea.
Sem vibrato a voz é achatada, inexpressiva e sem calor humano. O Vibrato não existe nas crianças nem nas vozes incultas.
3-O Alcance da Voz
Quaisquer
que sejam as mudanças de timbre , intensidade, de altura ou as
modificações das candições ambientais, a técnica vocal deve permanecer a
mesma.O cantor deve simplesmente adaptá-la a estes diferentes
parâmetros.
A voz
produzida , se ressente, se transforma no interior de nossos órgãos. Do
ponto de vista funcional, o alcance vocal está sempre relacionado com a
energia gasta e se traduz, principalmente, pela consciência de uma
tonicidade generalizada no corpo inteiro, às sensações proprioceptivas
mais perceptíveis e ao enriquecimento do jogo acústico do timbre.
A voz, diferentemente dos outros instrumentos, não é materializada e por esta razão e mais difícil de controlar . É por este motivo que o cantor deve ter a sua disposição, uma técnica segura, consciente baseada nas sensações e movimentos precisos que lhe permitirão não perder o domínio da voz quando estiver nas grandes salas, nas igrejas, ao ar livre ou em locais desprovido de acústica.
A voz, diferentemente dos outros instrumentos, não é materializada e por esta razão e mais difícil de controlar . É por este motivo que o cantor deve ter a sua disposição, uma técnica segura, consciente baseada nas sensações e movimentos precisos que lhe permitirão não perder o domínio da voz quando estiver nas grandes salas, nas igrejas, ao ar livre ou em locais desprovido de acústica.
Assim pode-se
dizer que, a condição essencial para que a voz tenha alcance é o
controle das sensações internas. São as sensações musculares que,
particularmente, informam sobre a atividade dos órgãos e seguindo-se a
elas é a sensação de vibração que permite situar o tremor vibratório.
Isto é tão evidente que muitos cantores colocam a mão sobre a caixa
craniana para senti-lo melhor. Este procedimento não é
recomendável,(Salvo momentâneamente) pois quando é suprimido, o cantor
tem a impressão de não ter mais voz e fica desorientado.
O cantor
sente a necessidade de localizar essas sensações e os instrumentistas
também as buscam. Alguns deles tocam com os olhos fechados para sentir
as vibrações de seu instrumento, juntar-se a ele, isolar-se do público e
concentrar-se melhor. Por estas mesmas razões a famosa cantora negra
Marian Anderson cantava sempre de olhos fechados.
Buscar o
alcance da voz procurando lançá-la para "a frente" e um erro
fundamental. Esta atitude provoca a contração da laringe, das cordas
vocais, que contraem as cavidades de ressonância e passam a exercer uma
pressão exagerada. Levam, pois, a um esfôrço generalizado do corpo todo,
com todas as conseqüências que isto pode ter sobre a laringe e sobre o
timbre. Não é por um excesso de intensidade que a voz terá um melhor
alcance. Antes de tudo, o que importa é poder realizar uma distribuição
do trabalho muscular, bem como adotar as corretas atitudes orgânicas, a
fim de obter uma voz homogênea que possua, desde a saída dos lábios, o
máximo de riqueza acústica.
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