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É o resultado
dos fenômenos acústicos que se localizam nas cavidades supra-laríngeas. É
modificando o volume, a tonicidade dessas áreas, assim como a dos
lábios e das bochechas, que o som fundamental, emitido pela laringe, vai
ser enriquecido ou embobrecido voluntariamente segundo a ordem, o
número , a intensidade dos harmônicos que o acompanham e que são
filtrados nestas cavidades conforme a altura tonal e a vogal.
( a, ã , e , é, ê , i , o , ó , u )
( a, ã , e , é, ê , i , o , ó , u )
A riqueza do
timbre está em função do uso dos resonadores, da pressão sub-glótica, da
posição mais ou menos alta da laringe, fechamento glótico e qualidade
das mucosas, condiçãoões estas, essenciais à qualidade do timbre, assim
como da morfologia.
O timbre é definido de diferentes maneiras. Fala-se do seu colorido e estes está diretamente relacionado com a forma dos ressonadores. Fala-se da amplitude que corresponde às sonoridades extensas e redondas, do mordente, da espessura, do brilho que cresce e decresce com as modificações da intensidade e estão em correlação com a tonicidade das cordas vocais.
Estas
diferentes formas acústicas são realizadas por mecanismos extremamente
delicados, por todo um conjunto de movimentos musculares e pela maior ou
menor tonicidade.
Mas o timbre
pode ser tranformado com a utilização de certos métodos que o modificam,
enquanto é a realização do mecanismo fisiológico da voz que pemitirá
desenvolver e apreciar o timbre natural do cantor. O cantor pode variar
voluntariamente as qualidades integrantes da voz.
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