Etapas a superar para uma adequada técnica vocal
- Saber a diferenciação, na técnica vocal, entre a respiração torácica (de diminuta importância) e a respiração intercostal (fundamental para o canto):
- Conscientizar e automatizar a respiração adequada:
- Utilizar, conscientemente, a mecânica do esfíncter glótico (bordas e pregas vocais);
- Automatizar o apoio subglótico (apoio vocal):
- Vocalizar somente com a voz apoiada:
- Cantar e falar consciente do apoio glótico;
- Vocalizar as notas de passagem (peito/cabeça) sem perder o apoio subglótico, auxiliando-se, conscientemente, dos músculos: glúteos, dorsais, abdominais e intercostais (cinturão de retenção e expiração);
- Diferenciar na passagem de voz as notas com ressonâncias de peito e cabeça (falsete);
- Aprender a utilizar os ressoadores para emissão lírica;
- Diferenciar a fonação lírica da popular;
- Sensibilizar os ouvidos com seu colorido vocal (timbre);
- Vocalizar e falar personalizando o seu timbre vocal - com pressão.
O futuro profissional da voz freqüentemente espera resultado imediato. Esse prêmio realmente aparece, mas é preciso que você - exclusivamente você - o conquiste.
Sua musculatura precisa de tempo para se acostumar com a nova mecânica. Determinados movimentos respiratórios e determinadas contrações musculares vão parecer-lhe estranhas ou até impossíveis de serem utilizadas para a emissão vocal. Porém, não se esqueça de que muito freqüentemente a assimilação de uma nova técnica, num primeiro momento, apresenta-se para nós revestida da aura da impossibilidade. Só depois de dominadas a emoção e a ansiedade, é que o próprio organismo começa a corresponder aos novos estímulos suscitados. É o momento em que o esforço empregado começa a ser racionalizado. Esse esforço, quando racionalizado, acaba por incidir somente nos elementos que realmente vão atuar para uma melhor emissão vocal.
Os exercícios respiratórios, faciais, e dos articuladores, juntamente com os alongamentos, são de vital importância para o domínio de certos músculos que indiretamente bloqueiam a emissão vocal. Esses exercícios não só proporcionam um relaxamento organo-psíquico como também aumentam o tônus muscular (fortalecimento dos músculos), muito importante para a atividade presente e futura do profissional da voz.
Não se limite a só se "ligar" quando estiver em aula!!!
O canto é um condicionamento físico e psíquico. Portanto, você tem que ficar "ligado(a)" todo o tempo. Não só quando se exercita, mas no seu dia-a-dia. Quando respira, fala, grita, boceja, dá gargalhadas ou projeta a voz para chamar alguém. Todos esses atos têm de estar integrados em seu ser, após serem analisados à luz dos princípios da boa fonação.
De que adianta você ser um perfeccionista em aula e abandonar esse rigor no seu cotidiano? Dificilmente você logrará êxito adotando posturas tão antagônicas, sendo que tal incongruência de atitudes possivelmente redundará em uma perda de tempo e dinheiro.
"Curta" suas aulas gravadas em fita, escutando-as durante os dias que antecedem sua próxima aula e assimilando tudo que você aprendeu nos últimos encontros. Sem a ajuda de um gravador, é muito mais difícil, principalmente nos primeiros meses, o aluno fixar todas as observações feitas em aula.
Assim como o aluno de dança necessita olhar-se no espelho para encontrar sua expressão corporal, o aluno de canto precisa se ouvir para encontrar a sua verdadeira expressão vocal.
As formas de expressões genuinamente artísticas só podem ser alcançadas com muita emoção, decisão, dedicação, persistência, atenção, perseverança e muita, mas muita disciplina. Portanto, se você for um dos seres que possuem a aptidão para essa difícil, divina e gratificante arte de cantar, vale a pena tentar.
Lembre-se, só os escolhidos são dotados desse maravilhoso Dom.
(Algumas recomendações úteis)
Conforme exposto em nossa entrevista preliminar, o som que emitimos por meio do ar expelido a partir dos pulmões, coadjuvado pela musculatura abdominal, dorsal, intercostal, glútea, pela traquéia e pela laringe, é a conseqüência de atrito desse ar por entre os músculos que formam o esfíncter glótico
(bordas e pregas vocais) situado no topo da laringe.
Assim sendo, a voz é o resultado do bom estado organo-psíquico do próprio indivíduo e, conseqüentemente, qualquer alteração psicossomática será refletida no som de quem a produz.
A técnica vocal desempenha importante papel na proteção dos músculos utilizados na fonação, não permitindo que eles continuem a sofrer agressões mesmo quando sob pressão psicossomática, conscientizando o aluno(a) a socorrer-se de tal técnica até que seja contornada a situação psicossomatizante.
Em vista disso, faça dos conselhos a seguir sua bíblia vocal:
HIDRATAÇÃO
O teste que pode ser realizado para averiguar o nível de hidratação do organismo é mais barato ainda! Trata-se de um auto-exame que consiste em observar a coloração de sua urina: caso ela se apresente amarelada (turva), é hora de beber muita água até que, em futuras observações, a urina apresente-se translúcida, bem clara. A partir daí, faça dessa observação um hábito, a fim de que o quadro não volte a se repetir.
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